Novidades

Hidromel de Imbolc.

Hidromel - Imbolc

Salve galera, hoje vou compartilhar com vocês o tutorial de uma receita de hidromel feita para o dia de Imbolc.

Imbolc é um dos quatro grandes festivais celtas e marca a saída do inverno e o inicio da primavera, para os celtas o festival de Imbolc era uma festividade muito importante e as tribos celtas celebravam e agradeciam a fartura que viria durante a primavera com muita alegria, fogueiras, comidas, vinhos e com certeza muito hidromel. Tradicionalmente o festival de Imbolc era (e ainda é pelos povos de descendência celta) comemorado durantes os dias 31 de janeiro a 2 de fevereiro. Como o blog é visitado tanto por brasileiros quanto por portugueses e pessoas de outros países eu estou seguindo a tradição ok? Então pode ser um pouco estranho para brasileiros falar de Imbolc nesta época do ano, mas essa é a tradição. Uma dica para brasileiros e para quem mora no hemisfério sul é seguir esse tutorial lá para o mês de agosto.

Hidromel - Imbolc
Nessa receita tentei juntar alguns ingredientes básicos que retratem bem o Imbolc junto com um ótimo mel e ingredientes típicos dos países de nação celta, como o Irish Moss. O produto final dessa receita vai ser um Hidromel seco, mas não muito seco e nem semi-suave, com 14% de álcool por volume, mas pode ser suave, basta usar uma densidade inicial maior.

Ingredientes:

Mel para 20 litros de mosto.

Água para 20 litros de mosto.

4 Saches de mistura de chás.

Irish Moss (8g).

Levedura 71B1122 (5g).

Nutriente para 20 litros de mosto (10g).

Uvas passas (400g).

Equipamentos:

Densímetro tripla escala.

Termômetro Digital.

pHmetro digital.

Airlock

Fita de alta fusão

Torneirinha de filtro.

Mãos à obra, antes de tudo limpe todo o ambiente em que for preparar o hidromel com alguma solução esterilizante ou a base de cloro ou água sanitária, limpe e esterilize todos os equipamentos que serão usados diretamente na produção do hidromel.

Agora coloque o equivalente a 14 litros de água em um balde apropriado ou em uma panela, pode aquecer no fogão direto ou usar um aquecedor/ebulidor como mostra na foto.

Hidromel - Imbolc

Espere a água aquecer um pouco e coloque os saches de chá, estou usando uma mistura de chás com casca de laranja, casca de limão, casca de maçã e hibisco, ou seja, uma mistura cítrica de chás tipica de Imbolc.

Hidromel - Imbolc

Hidromel - Imbolc

Quando atingir aproximadamente 60ºC coloque o mel, mais ou menos 6 kg, não importe com a quantidade o objetivo dessa receita é atingir a marca de 1.100 no densímetro para um hidromel seco, ou 1.120 para suave, para fazer isso tire amostras da mistura e deixe esfriar até 20ºc, pois e a faixa de temperatura que a maioria dos densímetros funcionam, pode colocar no congelador para cair para os 20ºC, faça a análise e confira se já tem 1.100 g/l no densímetro, caso não tenha adicione mais mel, misture e repita o processo de análise novamente.

Hidromel - Imbolc

Hidromel - Imbolc

Deixe aquecendo por alguns minutos e tire mais ou menos 1,5 litros da mistura para adicionar o Irish Moss. Essa parte é opcional, se você não tiver irish moss não tem problema, é só uma substância orgânica que uso para dar um toque celta no meu hidromel e ajudar na clarificação. Coloque no fogo os 1,5 litros e adicione uma colher de sopa de Irish Moss, misture até chegar ao ponto de fervura.

Hidromel - Imbolc

Hidromel - Imbolc
Adicione ao restante do mosto a solução com o irish moss e misture bem.

Hidromel - Imbolc

Hidromel - Imbolc

Deixe aquecer até 72ºC e coloque as uvas passas, essas uvas passas foram previamente jogadas em água fervente por alguns segundos para retirar qualquer conservante ou outra substância, depois foram coadas com o objetivo de tirar o máximo de água possível.

Hidromel - Imbolc

Hidromel - Imbolc

Mistura bastante e continue aquecendo até atingir 75ºC, essa temperatura é suficiente para esterilizar todo o mosto e ao mesmo tempo conservar grande parte dos nutrientes e outras substâncias presente no mel e nos outros ingredientes.

Hidromel - Imbolc

Depois de atingir os 75ºC desligue o aquecedor ou desligue o fogo do fogão e com a ajuda de uma peneirinha retire um pouco do excesso do irish moss que ficará em suspensão. Note que as uvas passas vão ficar no balde, você deve adicioná-las novamente ao mosto.

Hidromel - Imbolc

Aproveite e faça uma nova análise da densidade inicial do mosto, note que como foi adicionado as uvas passas a densidade pode ter aumentado, então refaça a análise.

Hidromel - Imbolc

Deixe a temperatura abaixar por até 35ºC e adicione os nutrientes, essa mistura de nutrientes vão equilibrar o mosto e suprir a falta de nitrogênio que é o principal nutriente consumido pelas leveduras Lalvin, principalmente a D47. Coloque o nutriente e misture bem.

Hidromel - Imbolc

Hidromel - Imbolc

Com um pHmetro faça a leitura da acidez do mosto e veja se necessita de ajustes com acid blend, no nosso caso o pH está na faixa espereda (3.7 a 4) então não colocarei o acid blend.

Hidromel - Imbolc

Coloque em 50 ml de água pura e morna a uma temperatura de 35ºC um sache de 5g de levedura, neste tutorial estou usando a 71B1122, mas daria muito certo também com a D47 já que o objetivo é um hidromel seco no final.

Hidromel - Imbolc

Hidromel - Imbolc

Hidromel - Imbolc

Espere a levedura reidratar por no mínimo 15 minutos e no máximo 45 minutos e adicione ao mosto a levedura já reidratada, misture bem e deixe o mosto oxigenar por 2 horas, coloque a tampa, mas não vede, deixe uma abertura ou cubra com um pano.

Hidromel - Imbolc

Depois de oxigenar, vede e coloque a airlock, coloque água e até na marca indicada da airlock e deixe fermentando até as bolhas que saem da airlock parem de sair por um longo período. Então realize a primeira trasfega com o objetivo de remover todo o mosto para um novo recipiente sem levar junto a matéria decantada no fundo do balde.

Para a trasfega você pode usar uma mangueira de nível e sinfonar para outro recipiente facilmente. Depois de remover todo o produto decantado, vede, coloque a airlock e deixe fermentando pelo mesmo período que ficou fermentando na primeira fermentação, realize uma nova trasfega e remova novamente tudo que se formou no fundo do recipiente, repita esse processo até não surgir mais nada, na média são três trasfegas.

Depois da fermentação terminada, você pode engarrafar ou colocar em barril para envelhecer. No meu caso deixarei fermentando até Beltane, mais ou menos três meses, depois vai ser colocado para envelhecer em barril e na garrafa até o próximo Imbolc.

Para saber a quantidade de álcool por volume tem o hidromel, basta você anotar a densidade inicial que no caso dessa receita é 1.100 e anotar a densidade final quando a fermentação estiver terminada por completo, dai é só jogar na formula: ABV=(DI – DF)*131,25, onde Df é a densidade final e Di é a densidade inicial.

É isso ai galera, qualquer dúvida é só comentar logo abaixo que tentarei responder assim que possível.

Confira também os outros tutoriais:

E venha fazer parte de nossa página sobre hidromel no facebook e no nosso grupo de discussão também no facebook.
Até a próxima.

The Compleat Meadmaker - Ken Schramm Yeast: The Practical Guide to Beer Fermentation Honey Wine, the Ancient Art of the Maeve How to Brew - John J. Palmer Brewing Classic Styles - Jamil Zainasheff & John J. Palmer

Sobre catrak

Fellipe Bastos (Catrak), 25 anos, natural de Belo Horizonte, estudante de Engenharia Elétrica e apaixonado pela cultura, música e culinária celta.

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

 

Scroll To Top