Novidades

Hidromel – Mead – Bebida dos Deuses

hidromel

Hidromel ou Mead é uma bebida alcoólica, fermentada à base de mel e água. A proporção da produção do hidromel tradicional é geralmente de uma parte de mel e duas de água. A variação dessa proporção, juntamente com outros fatores, é o que distingue os diferentes tipos de hidroméis, uma safra de outra ou um produtor de outro. Consumida desde a antiguidade, sua fabricação é anterior à do vinho e seguramente à da cerveja. O hidromel é obtido pela transformação dos açúcares do mel em álcool, assim, é indevidamente chamado de vinho de mel, pois “vinho” é um termo destinado ao produto da fermentação da uva.

Hidromel

O mel quando colhido “maduro”, ou seja, quando extraído de favos que foram completamente operculados, pelas abelhas, tem um teor de umidade por volta de 20%. Sob esta proporção de água, dificilmente é fermentado. Se o teor de umidade aumentar em 2%, pode iniciar uma fermentação. As leveduras que estão presentes no ar, no pólen e no próprio mel, podem começar a se multiplicar e transformarem os açúcares do mel em álcool.

Algumas culturas antigas consumidoras desta bebida foram os celtas, os saxões e os vikings. Também era conhecido o consumo de uma bebida similar pelos maias. Existia a tradição de que os casais recém casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão. Daí surgiu a tradição atual da lua de mel. Na Mitologia Nórdica, o hidromel aparecia como a bebida favorita dos deuses.

Confira um guia completo com várias receitas, tutoriais e tudo que é necessário para fazer hidromel em casa. Confira o link!

Como fazer Hidromel!

Base: Associação Internacional de Fabricantes de Hidromel

The Compleat Meadmaker - Ken Schramm Yeast: The Practical Guide to Beer Fermentation Honey Wine, the Ancient Art of the Maeve How to Brew - John J. Palmer Brewing Classic Styles - Jamil Zainasheff & John J. Palmer

Sobre catrak

Fellipe Bastos (Catrak), 25 anos, natural de Belo Horizonte, estudante de Engenharia Elétrica e apaixonado pela cultura, música e culinária celta.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

 

Scroll To Top