Novidades

Melomel – Como fazer hidromel com frutas.

Melomel – Como fazer hidromel com frutas.

Salve galera, essa é mais uma receita básica de hidromel, acompanhada de três dicas de ótimas frutas para fazer um ótimo hidromel, ou melhor, um delicioso Melomel (hidromel com frutas). A escolha de qual fruta será usada fica inteiramente a cargo de cada pessoa, mas vou explicar passo a passo como usar os três tipos de frutas.

Este tutorial é para uma receita de 20 litros de hidromel com frutas (melomel), mas pode ser adaptada para um volume maior.

Utilizaremos para essa receita uma:

Densidade inicial de aproximadamente 1.126 e uma densidade final de aproximadamente 1.040. Esses dados podem ser obtidos facilmente com à ajuda de um densímetro.

Equipamentos necessários:

Balde ou galão de 20 litros ou maior.
Colher longa Densímetro Termômetro Mangueira de nível.
AirLock
Mesh Bags

Ingredientes:

7 kg de mel.
17,5 g de nutrientes/energéticos.
2 pacotes de Lalvin 71b1122
12 L de água pré-fervida.
Frutas

Adições de frutas:

Se você não tiver certeza da quantidade de fruta que vai usar em seu hidromel, lembre-se de errar pra menos, ou seja, coloque uma quantidade menor de frutas, pois é fácil acrescentar mais frutas, mas muito difícil removê-las uma vez que já estão no hidromel.

Use sacos de malha esterilizados (Mesh Bags) ao invés de adicionar as frutas diretamente no mosto uma vez que entope a mangueira de nível na hora de fazer as transferências para outros baldes ou fermentadores, e reduz a quantidade de hidromel e substancias perdidas no fundo do balde, além de ajudar na hora da limpeza.

Nesta receita você só vai adicionar as frutas na segunda fermentação, ou seja, cerca de 28 a 30 dias depois de ter colocado o hidromel para fermentar e estiver fazendo a primeira transferência de baldes ou fermentadores. Antes de adicionar as frutas você deve ter em mente se vai querer um hidromel seco ou suave. Para um hidromel seco use menos frutas.

1. Cerejas – Usando cerejas, você pode adicionar 3,2 a 4,5 kg de cerejas naturais picadas adicionem-as diretamente no mosto ou em um saco de malha.

2. Groselhas – Adicionar 2,3 a 3,2 kg de groselhas picadas diretamente ou em um saco de malha esterilizado. Congele as groselhas dois dias antes do dia que for usá-las e descongele-as umas duas horas antes de adicioná-las ao mosto. Tenha cuidado, as groselhas mancham facilmente sua roupa.

3. Ameixas – Use 3,2 a 4,1 Kg de ameixas sem caroço e cortadas ao meio com a pele ainda na fruta (para servirem como tanino), amasse-as um pouco antes de colocar no mosto e dê preferência para ameixas extremamente maduras.

Procedimento:

Dois dias antes de fazer o hidromel, coloque a levedura 71B-1122 para reidratar e iniciar o processo de multiplicação. Esterilize uma garrafa de 2 litros de preferência de vidro, em uma panela ferva 1,5 litros de água e com um termômetro espere atingir uma temperatura de 65º e adicione 236 ml de mel de ótima qualidade, derrame a mistura na garrafa de 2 litros, misture bastante e adicione 2,5 g de nutrientes/energéticos.

Melomel – Como fazer hidromel com frutas.

Espere a mistura atingir 35º e adicione o fermento, agite vigorosamente a mistura por um minuto ou dois. Quando a aeração estiver completa tampe a garrafa com uma rolha e um airlock e adicione água no airlock até na marca indicada.

Dois dias depois quando for fazer o hidromel esterilize todos os equipamentos e vasilhames (baldes, rolhas, colheres, valvula airlock, tampas, etc…), usando o c-brite ou qualquer outro produto para esterilizar equipamentos alimentícios. Lembre-se de enxaguar bem os equipamentos com água corrente depois de esterilizá-los.

Ferva 7,6 litros de água na panela por 10 minutos, desligue o fogo e deixe a água resfriar a aproximadamente 65 °. Acrescente o restante do mel, e depois adicione 5 g de nutrientes e misture bem.

Melomel – Como fazer hidromel com frutas.

Após 20 minutos resfrie o mostro a uma temperatura de 21 °, quando resfriado, despeje-o devagar no balde ou tanque de fermentação higienizado. Complete a marca de 19 litros adicionando água mineral e agite o balde para misturar o mosto. Tire uma leitura da densidade inicial usando o densímetro e anote, essa densidade deve estar perto de 1.126 e 1.130, se o mosto estiver em uma temperatura entre 18 e 21 ° adicione a levedura, ou seja, o conteúdo da garrafa que você preparou dois dias antes e deixe arejar bem por 40 minutos. Tampe o balde e coloque a válvula airlock na tampa, adicione água com sal na válvula até na marca indicada ou também pode ser uma vodka barata, para evitar o surgimento de microrganismo ou insetos no local.

Melomel – Como fazer hidromel com frutas.

Nutrindo a Levedura (Opcional):

Após 24 horas, adicione 5 g de nutriente/energético ao mosto. Use uma colher longa esterilizada para adicionar o nutriente e agitar o mosto. Mexa delicadamente no início, misture o suficiente para despertar a levedura, mas não tão vigorosamente ao ponto de causar bolhas.

Após 48 horas repita o passo anterior só que adicionando apenas 2,5 g de nutriente/energético.

Após 72 horas repita novamente o passo anterior adicionando também 2,5g.

Fermentação:

Apos todos esses passos deixe o hidromel fermentar por no mínimo 28 dias, quando a atividade das bolhas que saem pela airlock reduzirem a uma bolha a cada 30 segundos ou menos, faça uma leitura da densidade do mosto e a noite, transferira o hidromel para o fermentador secundário ou balde de fermentação e adicione uma das três frutas indicadas acima. Certifique-se de monitorar seu mosto periodicamente e sinta-se livre para ajustar as quantidades de frutas para o seu próprio gosto.

Melomel – Como fazer hidromel com frutas.

Quando o hidromel adquirir um caráter bastante frutado ou passado mais um mês, transfira o hidromel para outro fermentador e deixe fermentar por mais alguns meses. Quando o hidromel tiver parado de borbulhar e hora de engarrafar ou colocar para envelhecer.

Engarrafamento:

Melomel – Como fazer hidromel com frutas.

Se a densidade esperada for de 1.030 a 1.045, haverá uma boa quantidade de açúcares residuais no hidromel deixando-o com característica suave. Esteja ciente de que inadequadamente armazenados os hidroméis com grande quantidade de açúcares residuais podem carbonatar-se ao longo do tempo, ficando com aparência de espumante.

Melomel – Como fazer hidromel com frutas.

Se por acaso achou esse tutorial complicado leia este tutorial passo a passo e aprenda como fazer hidromel usando leveduras lalvin ou veja esse tutorial de como fazer hidromel usando amoras.

The Compleat Meadmaker - Ken Schramm Yeast: The Practical Guide to Beer Fermentation Honey Wine, the Ancient Art of the Maeve How to Brew - John J. Palmer Brewing Classic Styles - Jamil Zainasheff & John J. Palmer

Sobre catrak

Fellipe Bastos (Catrak), 25 anos, natural de Belo Horizonte, estudante de Engenharia Elétrica e apaixonado pela cultura, música e culinária celta.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

 

Scroll To Top