Novidades

Tutorial – Fazendo Hidromel Caseiro.

Hidromel Caseiro

Este é um tutorial para iniciantes, um tutorial simples para fazer hidromel caseiro, que usa equipamentos e ingredientes que podem ser encontrados com facilidade por qualquer um. Se você procura por receitas mais avançadas ou uma forma mais correta de fazer hidromel, confira este guia de Como Fazer Hidromel. Se não sabe o que é hidromel confira esse link.

Bom, iremos usar uma gambiarra um fermentador caseiro nesse tutorial, pois se está lendo esse tutorial, provavelmente deve ser o seu primeiro contato com esse incrível mundo da fermentação ou deve ser sua primeira tentativa na produção de hidromel, então não tem sentido fazer um grande investimento para fazer uma coisa que nem sabe se vai gostar.

Talvez seja melhor você conferir algumas receitas mais avançadas para servir como motivação, caso ainda tenha dúvida se quer ou não tentar fazer um hidromel. Confira esse link.

Vamos lá, espero que tenha entendido que esse tutorial é extremamente básico e de forma alguma essa é a forma mais correta de fazer um hidromel, porém é uma forma fácil e prática de fazer sua primeira tentativa sem gastar muito e ter um resultado legal.

Ingredientes para essa receita:

3,2 litros de água mineral
800 gramas de Mel de opérculo ou o mais puro que encontrar.
5 a 8 gramas de levedura (pode ser fermento biológico para pães).

Vamos usar também a garrafa que veio com a água mineral e dois pedaços de mangueira de nível e mais uma garrafa menor para fazer a gambiarra o fermentador onde o hidromel ficará fermentando.

Hidromel Caseiro

Como podem ver essa é a garrafa de 5 Litros de água mineral, na tampa fiz cuidadosamente dois furos para encaixar duas mangueiras de nível que você pode compra em qualquer loja ou deposito de construção, aqui eu comprei por R$ 1.26 o metro.

Esquema fermentador caseiro

Você deve construir seu fermentador seguindo corretamente os passos do desenho acima, lembrando que na garrafa menor tem que ter um furo ou espaço para escapar os gases, e a mangueira deve ficar sempre dentro da água.

Medindo o mel e colocando em banho Maria.

Hidromel Caseiro

Como esse tutorial é para iniciantes, estou supondo que você não tenha um densímetro. Portanto, vamos usar uma proporção minima aproximada de 80% de água e 20% de mel para fazer essa receita. Essa proporção é retirada de textos de alguns autores que indicam esse valor como sendo uma ótima base para iniciar, e também sendo uma proporção suficiente para que ocorra a fermentação, mas de forma correta, a proporção de mel e água deve ser analisada de acordo com cada tipo de bebida final que se espera obter, e para isso é usado um densímetro ou refratômetro e algumas contas que não serão apresentadas agora, pois como já foi dito inúmeras vezes, e você já deve estar cansado, isso é um tutorial para iniciantes.

Analisando a quantidade de mel:

Vamos considerar que o volume máximo a ser usado seja 4 litros, pois deve sobrar um espaço para a formação dos gases. Considerando os 4 litros como o volume máximo, temos que 80% de 4 litros são 3.2 litros, esse valor será nossa quantidade de água, e 20% de 4 litros equivalem a 800 ml, esse sera nosso valor para o mel. Porém o mel é muito, mas muito mais denso que a água, ou seja 800 ml de mel pesa muito mais que 800ml de água.

A solução mais lógica é considerar que 1 litro de água equivale a 1kg, assim temos que o valor máximo que poderemos colocar no nosso fermentador é 4kg, e assim temos que 80% de 4kg é 3.2 kg de água e 20% equivalem a 800 gramas de mel.

Aqui está o pulo do gato! Sabemos que 1L de água é aproximadamente 1Kg, mas será que 800 gramas de mel equivalem a 800 ml? Se você fazer um teste você verá que 800 gramas de mel ocupam um volume menor que 800 ml. Isso porque a densidade do mel é maior que a da água. No meu caso 800 gramas de mel equivalem a 500 ml, note que a diferença é grande entre a primeira análise e a segunda, ou seja, na primeira iriamos colocar 800 ml de mel e na segunda o valor real é 500 ml, uma diferença de 300 ml que poderiam deixar seu hidromel extremamente doce ou extremamente seco.

Para essa receita colocaremos então 3.2kg de água e 800g de mel, ou 3.2L e 500ml de mel. Mas fique sabendo que nenhum mel é igual a outro e que provavelmente se você estiver fazendo essa análise agora, seus 800 gramas de mel vão dar um volume maior ou menor que o meu.

Agora que você já sabe, sempre quando for comprar mel, leve em conta o seu peso e não o seu volume, pois 1kg de mel é igual a 1kg de mel em qualquer canto, mas nem sempre 1 litro de mel é igual a 1 litro de mel em qualquer canto.

Hidromel Caseiro

Coloque o mel em banho Maria ate ficar bem ralinho, pois assim é mais fácil de manuseá-lo e também aproveitamos para esterilizá-lo, evitando futuras contaminações do mosto (mistura da água, mel e levedura).

Hidromel Caseiro

Coloque 3.2 litros de água a uma temperatura máxima de 80ºC em outra vasilha e despeje o mel, misture bem e retire toda espuma que for surgindo. Outra opção é mistura o mel e a água em uma panela e colocar para aquecer até 75ºC.

Hidromel Caseiro

Após agitar bem, despeje a mistura (mosto) no garrafão e espere a temperatura abaixar até a temperatura ambiente.

Hidromel Caseiro

Pegue um pouco do mosto, aproximadamente 100ml, certifique-se que não esteja muito quente e despeje todo o fermento e misture bem, deixe em repouso por uns 15 minutos.
Depois despeje essa mistura no garrafão e misture bastante, deixe areando (destampado) por 1 ou 2 horas e depois tampe, vede o seu fermentador caseiro com alguma fita, mas faça de forma que nada entre ou saia do fermentador sem ser pelas mangueiras. O resultado final deve ser semelhante ao da foto.

Hidromel Caseiro

Agora é só deixar fermentando para transformar os açúcares do mel em álcool e co2, deixe em um lugar tranquilo sem contato direto com a luz solar até ele começar a clarear e ocorrer à deposição do fermento no fundo do garrafão, quando isso ocorrer você deverá retirar provas para testar o gosto e quantidade de álcool e ver se está ficando de acordo com seu gosto.

O ideal é deixar mais ou menos 3 meses fermentando, e a cada 30 dias você deve remover todo o hidromel para outro recipiente usando a mangueira, de forma que somente a parte liquida seja movida e a parte sólida fique depositada no fundo, depois disso você deve lavar o fermentador, retirando toda parte decantada e voltar com o hidromel novamente para o fermentador e deixá-lo descansar por mais 30 dias. Você deve repetir esse processo até que não ocorra mais nenhuma deposição de leveduras mortas e outras substâncias no fundo do recipiente, de modo geral leva-se umas 3 ou 4 trasfegas até que fique pronto. mas pode gastar mais.

Depois de pronto você pode engarrafar e deixar maturando mais algumas semanas na garrafa ou comprar o drinkhorn e comemorar com seus amigos e familiares, degustando um bom pedaço de carne rsrs…

Confira outros tutoriais, clique aqui.

Venha fazer parte de nossa página sobre Hidromel no facebook: https://www.facebook.com/HidromelArtesanal

The Compleat Meadmaker - Ken Schramm Yeast: The Practical Guide to Beer Fermentation Honey Wine, the Ancient Art of the Maeve How to Brew - John J. Palmer Brewing Classic Styles - Jamil Zainasheff & John J. Palmer

Sobre catrak

Fellipe Bastos (Catrak), 25 anos, natural de Belo Horizonte, estudante de Engenharia Elétrica e apaixonado pela cultura, música e culinária celta.

11 comentários

  1. Olá,

    Tentei realizar essa receita um bom tempo atrás, agora estou querendo fazer novamente.
    Mas eis minha duvida:

    Quando eu tentei fazer da 1º vez, a fermentação cessou subitamente, o que fazer nessa situação?
    E também qual dos “fermentos de pão” você usou? Digo, qual marca?
    Pois eu usei o Fleshmann na época e achei meu fraco, ou não segui os passos corretos…
    Caso eu queira adquiria a Levedura correta para fermentação, como faço para adquiri-la?

    Grato

  2. Como é feita a vedação dessas mangueiras e como é o processo de retirar periodicamente as amostras? Fazendo uma espécie de sifão mesmo?

  3. Parabéns !!!!!, estava pensando em um método de montar um fermentador com airlock, e este parece ser o melhor e mais barato.

    Adorei, muito bom mesmo!!!

  4. João Pedro MOntanari

    Olá, quanto ao fermentador, estava pensando em utilizar um de vidro, e gostaria de saber se o recipiente tem que ser transparente, ou pode ser aqueles garrafões de vidro verde escuro. Obrigado!

  5. Antônio Felipe Gomes Mauricio

    Olá, nesse processo para retirada da levedura eu presico passar por um coador para que mão haja impurezas? Devo fazer isso a cada 30 dias e por qto tempo? Obrigado e parabéns pelo tutorial!

    • Quando você deixa decantar, toda a parte a ser removida vai ficar no fundo. Você pode usar um sifão e retirar a parte liquida para outro recipiente, sem levar junto a parte que está no fundo, desta forma você não necessitar de coador e evita contaminar seu produto. 30 Dias é uma média, a primeira trasfega deve ser feita quando você reparar que não está mais saindo bolhas em seu sistema e tiver muito produto decantado no fundo. Você deve fazer a segunda trasfega quando tiver mais produto no fundo decantado. Tu pode fazer isso de 30 em 30 dias depois da primeira trasfega ou deixar um tempo maior. O objetivo disso é remover todo o produto que fica no fundo até não aparecer mais.

  6. E qual a validade mais ou menos do hidromel depois de pronto?

  7. Boa noite, precisa deixa aberto por duas horas não vai prejudicar a fermentação?

  8. Felipe Carim Caldas

    Tenho uma grande dúvida, e medo, durantes as trásfegas, existe alguma perda significativa do volume inicial? Quero começar produzindo pouca quantidade apenas para aprender, inicialmente, e temo que, ao final, possua menos que 1/3 do volume inicial com as trásfegas. Poderia me tirar esta duvida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

 

Scroll To Top