Novidades

Tutorial – Fazendo Hidromel com Amoras.

Hidromel de Amoras

Salve galera, estou aqui com um novo tutorial como tinha prometido, só que dessa vez um tutorial de como fazer hidromel com amoras. Confira!

Vamos usar nesse tutorial:

1 Balde de Fermentação de 20 litros.
1 Pacote da levedura Lalvin 71b1122 – Ideal para hidromel suave.
12,5g de Nutrientes para leveduras.
5 g de Acid Blend (Mistura de Ácido Cítrico, Tartárico e Málico).
6 Kg de Mel silvestre natural.
2 kg de Amoras Naturais.
1 Galão de Água Mineral de 20 L (Não vamos usar toda essa água).
1 Airlock formato S.

O Primeiro passo para nosso tutorial e encontrar boas amoras, recomendo que usem amoras orgânicas totalmente naturais, nos supermercados vendem amoras de vários tipos, dêem preferência para as orgânicas, mas quem puder colher em um pé é melhor ainda.

Hidromel de Amoras

O Segundo passo é encontra um Mel de ótima qualidade nesse tutorial vou usar um mel natural de florada silvestre retirado dos favos na hora. Este mel é escuro rico em minerais. Se não encontrar um mel desta qualidade use o que você encontrar desde que seja totalmente puro.

Hidromel de Amoras

Depois de encontrar os dois ingredientes principais dessa receita devemos sanitizar todo o ambiente onde vamos fazer o hidromel, eu uso o C-brite diluído em água para sanitizar o ambiente, com a ajuda de um borrifador ou até mesmo um pano é só passar a mistura por todos os lugares onde os ingredientes e vasilhames que serão usados para fazer o hidromel terão contato, como: pia, fogão, mesa entre outros.

Hidromel de Amoras

Depois de Sanitizar o ambiente, vamos colocar os equipamentos que iremos utilizar para a fabricação do hidromel de molho em uma solução de c-brite com água dentro de uma bacia ou mesmo no tanque, isso serve para esterilizar e matar qualquer tipo de bactéria ou fungos que estejam em contato com os equipamentos para que não corra risco de contaminações futuras, é importante lembrar que os equipamentos, como: balde, termômetro, densimetro, colheres, pote de mel, galão de água entre outros depois de serem retirados da solução devem ser enxaguados em água corrente antes de serem usados.

Hidromel de Amoras

Hidromel de Amoras

Agora que tudo está bem limpo vamos colocar o mel em banho – maria por 20 a 25 minutos até que fique bem ralo, não vou ferver, pois a fervura elimina grande quantidade de minerais e nutrientes presentes nesse tipo de mel já que é natural e retirado do favo minutos antes de colocá-lo em banho – maria. Esses nutrientes são fundamentais para que o hidromel venha a ter um bom aroma e seu sabor lembre o mel que foi utilizado para sua fabricação.

Pegue os 2 Kg de Amoras e as lave bem, você pode fazer essa parte de três formas, extraindo o suco das amoras e filtrando para retirar o bagaço ou amassá-las levemente e colocar tanto o suco quanto o bagaço delas junto no balde de fermentação ou também colocá-las inteiras sem amassar.

Hidromel de Amoras

Isso varia de pessoa para pessoa, eu prefiro amassá-las levemente e colocar todo o produto dentro do balde de fermentação. Escolha a forma que você vai usar e coloque o produto final dentro do balde de fermentação.

Enquanto o mel está em banho – maria coloque 10 litros de água no balde de fermentação junto com as amoras, e coloque 50 ml de água para aquecer até uma temperatura de 30º, depois de água aquecida despeje o conteúdo do pacote da Levedura Lalvin 71b1122 em um copo ou pote e despeje a água aquecida a 30º e misture, deixe agindo por uns 10 a 15 minutos, não deixe passar muito deste tempo, pois a levedura fora de um meio regular após 40 minutos começa a morrer.

Hidromel de Amoras

Passando os 25 minutos do mel em banho – maria, despeje todo o mel no balde de fermentação que já esta com 10 litros de água e as amoras, coloque o densímetro dentro do balde junto com a água o mel e as amoras e olhe a densidade que esta marcando, vá adicionando mais água até que a densidade fique em 1.140, está densidade usando a levedura 71b1122 faz com que seu hidromel fique com um teor alcoólico de 14% ABV.

Coloque o termômetro para alimentos dentro da mistura (mosto) espere a temperatura abaixar até 35º.

Quando a temperatura estiver em 35º despeje as 12,5 gramas de Nutrientes no mosto e misture por alguns segundos, depois adicione as 5 gramas de Acid Blend e misture, deixe agir por uns 2 minutos e então coloque as Leveduras que já estão dissolvidas em água morna, misture bem e deixe o mosto oxigenando por 1 hora sem tampar o balde de fermentação.

Hidromel de Amoras

Após 1 hora de oxigenação confira com o termômetro se o hidromel esta com uma temperatura ambiente e então tampe o balde de fermentação e coloque a válvula Airlock já com água dentro. Certifique que o balde está bem lacrado e o coloque em um local que não tenha claridade e calor excessivo por aproximadamente 20 dias.

Quando terminar os primeiros 20 dias, fase da primeira fermentação, trasfegue todo o mosto para outro balde de fermentação ou Carboy (Galão transparente de vidro ou plástico alimentício), use uma mangueira para transferir todo o mosto para o outro recipiente, certificando-se que não passe as leveduras mortas, restos de amoras e outras substancias que se encontram no fundo do balde de fermentação.

Hidromel de Amoras

Repita esse processo (racking) por mais duas ou três vezes em um intervalo de um mês cada. Você vai notar que a cada racking seu hidromel vai estar mais claro e cada vez menos substancias vão se decantar no fundo dos recipientes. Quando estiver terminado engarrafe ou coloque para envelhecer. Você pode usar substancias para clarificar seu hidromel, como beltonite e outros, mas eu não recomendo, se for usar use a clara do ovo. De qualquer forma o tempo faz esse processo de clarificação automaticamente sem que tenha de usar outros produtos químicos.

Hidromel de Amoras

Hidromel de Amoras

A densidade final indicada para esse hidromel é de FG: 1.015 a 1.020, acima disso o hidromel pode ficar muito doce e abaixo deixa de ser suave e passa a ser semi-suave ou seco dependendo da densidade.

Delicia né?

Hidromel de Amoras

É isso ai galera, até a próxima, deixem comentários, duvidas e sugestões. P

Confira outros Tutoriais:

Fazendo Hidromel Caseiro usando Leveduras Lalvin.
Tutorial – Fazendo Hidromel Caseiro.

The Compleat Meadmaker - Ken Schramm Yeast: The Practical Guide to Beer Fermentation Honey Wine, the Ancient Art of the Maeve How to Brew - John J. Palmer Brewing Classic Styles - Jamil Zainasheff & John J. Palmer

Sobre catrak

Fellipe Bastos (Catrak), 25 anos, natural de Belo Horizonte, estudante de Engenharia Elétrica e apaixonado pela cultura, música e culinária celta.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

 

Scroll To Top